Sobre a Cidade de Goias





História e Encanto em um Só Lugar

Aniversário
25 de julho
Fundação
26 de julho de 1727.
Oficialmente 25 de julho de 1732
Gentílico
vilaboense
Prefeita
Professora Selma Bastos (PT)
(2017–2020)
Localização
Localização de Goiás no Brasil
15° 56' 02" S 50° 08' 24" W
Unidade federativa
 Goiás
Mesorregião
Noroeste Goiano IBGE/2008 [1]
Microrregião
Rio Vermelho IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes
Faina, Mossâmedes, Itaberaí,Itapirapuã, Matrinchã, Heitoraí,Itapuranga, Buriti de Goiás, Novo Brasil e Guaraíta
Distância até a capital
136 km
Características geográficas
Área
3 108,018 km² [2]
População
22 916 hab. Estimada IBGE/2018
Densidade
7,96 hab./km²
Altitude
496 m
Clima
Tropical
Fuso horário
UTC−3 (Horário de Brasília)
Indicadores
IDH
0,709

PIB per capita
R$ 16.933,35

História

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés etc.
Descobertas as Minas Gerais de um lado e as minas de Cuiabá, de outro, noséculo XVII, uma ideia renascentista (a de que os filões de metais preciosos se dispunham de forma paralela em relação ao equador) iria alimentar a hipótese de que, entre esses dois pontos, também haveria do mesmo ouro. Assim, foram intensificadas as investidas bandeirantes, principalmente paulistas, em território goiano, que culminariam tanto com a descoberta quanto com a apropriação das minas de ouro dos índios goiases, que seriam extintos dali mais rapidamente que o próprio metal. Ali, onde habitava a nação Goiá, Bartolomeu Bueno da Silva fundaria, em 1727, o Arraial de Sant'Anna.
Pouco mais de uma década depois, em 1736, o local seria elevado à condição de vila administrativa, com o nome de Vila Boa de Goyaz (ortografia arcaica). Nesta época, ainda pertencia à Capitania de São Paulo. Em 1748, foi criada a Capitania de Goiás, mas o primeiro governador, dom Marcos de Noronha, o Conde dos Arcos, só chegaria ali cinco anos depois.
Com ele, instalou-se um "Estado mínimo" e, logo, a vila transforma-se em capital da comarca. Noronha manda construir, então, entre outros prédios, a Casa de Fundição, em 1750, e o Palácio que levaria seu nome (Conde dos Arcos), em 1751. Décadas depois, outro governador - Luís da Cunha Meneses, que ficou no cargo de 1778 a 1783-, cria importantes marcos, fazendo a arborização da vila, o alinhamento de ruas e estabelecendo o primeiro plano de ordenamento urbano, que delineou a estrutura mantida até hoje.
Com o esgotamento do ouro, em fins do século XVIII, Vila Boa teve sua população reduzida e precisou reorientar suas atividades econômicas para a agropecuária, mas ainda assim cultural e socialmente sempre esteve sintonizada com as modas do Rio de Janeiro, então capital do Império. Daí até o início do século XX, as principais manifestações seriam de arte e cultura, com sarais, jograis, artes plásticas, literatura, arte culinária e cerâmica - além de um ritual único no Brasil, a Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa.
Entretanto, a grande mudança, que já vinha sendo ventilada há muito tempo, foi a transferência da capital estadual para Goiânia, nos anos trinta e quarenta, coordenada pelo então interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira. De certa forma, foi essa decisão que preservou a singular e exclusiva arquitetura colonial da Cidade de Goiás.

Geografia

Goiás se localiza em terreno bastante acidentado onde se destacam a Serra Dourada e os Morros de São Francisco, Canta Galo e das Lages.


Clima

O clima é caracterizado por dois períodos distintos: um seco, com ausência quase que total de chuvas no inverno, que vai de maio a setembro e outro chuvoso, com abundância de águas, no verão que vai de outubro a abril. A temperatura média anual é de aproximadamente 23 graus, sendo os meses de setembro e outubro os mais quentes e junho e julho os mais frios.


Vegetação

A vegetação típica de Goiás é a mesma do Cerrado, ou seja, a vegetação da cidade em sua maior parte é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água -disponível nos solos do cerrado abaixo de 2 metros de profundidade mesmo durante a estação seca e umida do inverno.

Hidrografia

O município de Goiás é cortado pelo Rio Vermelho (afluente do rio Araguaia) e está situado na bacia do Tocantins-Araguaia, que compartilha a foz com o Rio Amazonas. Ele passa do lado da casa da poetiza Cora Coralina. Há também os rios Urú, do Peixe, Ferreira e Índio.


Ecologia

O Município de Goiás abriga ainda importantes áreas remanescente do cerrado em bom estado de conservação. A Serra Dourada, protegida desde de 2003 pelo Parque Estadual da Serra Dourada preserva um dos últimos repositórios da rica biodiversidade deste bioma, ameaçado pela expansão desordenada das monoculturas e da pecuária. O Município, reconhecido como Patrimônio Mundial em 2001 possui 5 unidades de conservação: o Parque Estadual Serra Dourada - PESD, a APA - Súlivan Silvestre, a Reserva Biológica Prof. José Ângelo Rizzo, o Parque Municipal da Estrada Imperial e a ARIE - Ária de Relevante Interesse Ecológico de Águas de São João. O cerrado da região abriga rica biodiversidade de espécies frutíferas e medicinais e o ecoturismo vem se despontando como uma das alternativas para conciliar desenvolvimento sócio econômico com preservação ambiental.

Cultura

Movimentos culturais

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental(FICA) é um festival realizado anualmente na Cidade de Goiás desde 1999. Atualmente é o maior festival cinematográfico sobre o meio ambiente. Sua realização está a cargo da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel). Em seu primeiro ano de realização, 1999 o FICA aconteceu entre 2 e 6 de junho. Teve 154 obras inscritos, de 17 países. Dessas, foram selecionadas 37 produções (4 Longa-metragens, 12 Média-metragens e 21 Curta-metragens), de 12 países: Argentina, Áustria, Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Moçambique, Portugal e Venezuela. Na participação Brasileira, foram selecionadas 17 obras de 8 Estados: Brasília, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Em 2018 foi realizado na Cidade de Goiás a XX Edição do FICA e atualmente o festival já é considerado um dos maiores festival de cinema com temática ambiental do mundo.
Procissão do Fogaréu: Uma das manifestações religiosas mais belas que acontecem na Cidade de Goiás anualmente é a Procissão do Fogaréu, que começa à meia noite da quarta-feira da semana santa. Neste dia, as encenações sobre a Paixão de Cristo movimentam a localidade, que acompanha tudo com devoção e certa curiosidade. A celebração, que dá continuidade a uma tradição de pouco mais de 200 anos, consiste em encenar as principais passagens bíblicas que antecedem à crucificação de Jesus pelas ruas de Goiás, da qual a Procissão do Fogaréu faz parte. Nela, os farricosos, homens encapuzados com vestes coloridas, carregam tochas acesas entre as ruas escuras, representando o caminho dos romanos até o momento da prisão de Cristo. Na quinta e na sexta-feira são representados o Lava-Pés e a Paixão de Cristo, respectivamente.
Carnaval: Festa popular realizada na Praça de Eventos Rio Vermelho. Existem três Escolas de Samba na cidade: Leão de Ouro, União Goiana e Mocidade Independente do João Francisco. Abrindo o carnaval na cidades, o tradicional Bloco do Zé Perera, que sai do Bar Casa de Pedra, no bairro Rio Vermelho, passando pela Praça Jornalista Goiás do Couto, mais conhecida como Praça do João Francisco, onde a população espera para ver o bloco, e vai em direção ao centro histórico da cidade.
A Cidade de Goiás tem em sua história e formação uma relação muito ligada as culturas Africanas e indigenas, essa relação fica ainda hoje explicita em diversas manifestações culturais por toda a cidade um exemplo são duas escolas "Espaço Cultural Vila Esperança" e "Quilombinho". Além desses exemplos temos também O Grupo de Capoeira Angola Meninos de Angola sob a coordenação do professor Chuluca.

Religião

Predomina na população de Goiás, a religião Católica, com 16 Igrejas, seguida pelos evangélicos com 10 templos e os espíritas, com 3 centros.

Turismo

Município Histórico, mais conhecido como Goiás Velho, foi capital do Estado, conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original, graça ao tombamento, desde os anos 50, desse patrimônio arquitetônico do Século XVIII. A Cidade de Goiás é um magnifico mostruário do Brasil oitocentista. E além disso situa-se dentro de um cenário topográfico, singularmente bonito, dentro de um vale envolvido pelos morros verdes e ao sopé da lendária Serra Dourada. Goiás chamou-se originalmente Vila Boa. Os turistas encontram riquíssima arte sacra nas seculares igrejas e nos museus.
O município tornou-se um centro turístico e permite praticamente uma viagem no tempo do Brasil colonial. Em 2001 o Centro Histórico de Goiás foi declarado Patrimônio Mundial. Na cidade todos os anos ocorre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental que tem a participação de países da África, Europa, América e Ásia.


Pontos turísticos

Os principais pontos turísticos são:

Museu Casa de Cora Coralina
  • Becos da Cidade de Goiás
  • Rio Vermelho
  • Prédio das Antigas Cadeia e Câmara Municipal
  • Casa de Fundição
  • Prédio sede da Prefeitura Municipal (Reformado recentemente)
  • Praça do Chafariz
  • Praça do Coreto
  • Palácio Conde dos Arcos
  • Igreja do Rosário
  • Igreja Nossa Senhora de Sant'Ana (Catedral de Sant'Ana)
  • Igreja do Carmo
  • Igreja da Abadia
  • Igreja de Santa Bárbara
  • Igreja do Ferreiro
  • Igreja da Buenolândia
  • Igreja de Nossa Senhora da Guia
  • Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Povoado de Areias)

  • Museu de Arte Sacra da Boa Morte
  • Cachoeira das Andorinhas
  • Hotel Fazenda Manduzanzan
  • Balneário Santo Antônio 
  • Santuário Ecológico Poço do Sucuri
  • Poço da Sota
  • Rio Bacalhau
  • Parque Municipal da Carioca
  • Mirante Dom Francisco
  • Mirante da Serra Dourada


  • Furna da Bandeirinha
  • Cruz do Anhanguera
  • Pedreira de São Sebastião
  • Arie de Relevante Interesse Ecológico de Águas de São João
  • Parque Estadual da Serra Dourada
  • Parque Municipal da Estrada Imperial
  • Distrito de Buenolândia
  • E muito mais!!!!!!!

Eventos

Mês
Data
Evento
Janeiro
1 a 6
Folia de Reis
Janeiro
18
Evento da Solidariedade
Fevereiro
Data móvel
Carnaval
Março
15
Projeto Memória
Março
Data móvel
Procissões Religiosas
Março
Data Móvel
Procissão do Fogaréu
Março
Data Móvel
Encenação da descida da cruz
Março
Data Móvel
Canto do Perdão
Maio
Data Móvel
Festa de Santa Rita
Maio
Seletiva da caminhada ecológica
Junho
FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Junho
Projeto Memória
Julho
Exposição Agropecuária
Julho
25
Transferência da capital
Julho
26
Festa de Santana
Agosto
1 a 7
Semana do Folclore
Agosto
20
Festa do vizinho
Agosto
Encontro nacional de motociclistas
Setembro
02
Festa da Pedreira de São Sebastião
Setembro
08
Festa de Nossa Senhora Dabadia e Nossa Senhora da Guia
Setembro
Projeto Memória
Outubro
07
Festa do Rosário
Outubro
Festival de Artes da Cidade de Goiás
Outubro
Festa da Nossa Senhora Aparecida
Novembro
8 à 10
Festival do Cerrado
Dezembro
04
Festa de Santa Bárbara
Dezembro
08
Festa de Nossa Senhora da Conceição
Dezembro
20
Serenata de Natal do Coral Solo pelas ruas e becos da cidade

 

Rodovias

A partir de Goiânia pela GO-070. A partir de Brasília, deve-se tomar a BR-060 até Anápolis, desviando então para Nerópolis e Inhumas, onde se atinge a GO-070 para Itauçu. OBS: Caminho não sinalizado. Em Anápolis, em especial, é mais difícil encontrar a entrada para a próxima cidade (Nerópolis), justamente pelo fato de ser necessário entrar em vias urbanas.
O caminho por Pirenópolis é muito bem sinalizado e a estrada é bem menos movimentada, porém desde Águas Lindas de Goiás (GO), na divisa com o DF, a rodovia BR-070 não é duplicada, e na saída de Pirenópolis para Goiás ou se percorre +/- 60 km a mais para continuar em rodovia asfaltada (não é BR) ou torna-se obrigatório o "enfrentamento" da BR-070 por 165 km com alguns pequenos trechos de estrada de chão.
Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário